Cases

garantia de sucesso

desempenho

Empresa de varejo que utiliza uma variedade de aplicações quantitativas para planejar, projetar, executar e medir as suas soluções de marketing. 

Os principais problemas eram a necessidade de unificar diversas fontes de dados de forma rápida e eficaz, trabalhar com dados mais granulares e que tivesse uma arquitetura escalável para suportar o crescente volume de dados.

Foram utilizadas como fontes de dados os sistemas Linx e Vtex e a suíte Azure, para o tratamento e armazenamento dos dados, integrado ao Power BI para visualização e consumo das informações.

Aumento de receita por cliente
90%
Redução no tempo de processamento dos dados
70%
Redução no tempo de execução das campanhas
50%
Redução no custo de gerenciamento de ambientes
30%

performance

Desafio

Uma operadora líder de telecomunicações com mais de 60 milhões de clientes em todo o Brasil queria reduzir a rotatividade e aumentar a fidelidade do cliente.
Objetivos:

  • Reduzir a rotatividade de clientes.
  • Aumentar a fidelidade do cliente.
  • Aumentar a eficácia de descontos e negócios direcionados.
  • Identificar relacionamentos entre clientes e utilizar esses relacionamentos para criar comunidades de clientes.

solução

Usando Hadoop a equipe analisou os dados de registro de chamadas e de sms para criar um gráfico que destacava os relacionamentos entre os clientes e a força dessas conexões, permitindo o cálculo da influência de um cliente que havia deixado a empresa nos outros clientes dessa comunidade.

O próximo passo foi determinar quais clientes provavelmente interromperiam o serviço e, assim, os clientes que tinham maior probabilidade de cancelamento foram beneficiados com ofertas e descontos para melhorar sua experiência e desencorajá-los a ir para um concorrente.

impacto

  1. Estimativa de evitar a perda de 1 a 2 milhões de reais por ano devido à rotatividade de clientes.
  2. Utilizou a análise preditiva para determinar a probabilidade de um cliente interromper seu serviço.
  3. Diminuição das taxas de cancelamentos, segmentando clientes que mostravam chances de migrarem de operadora.
  4. Ganhou uma melhor compreensão dos clientes e de como eles interagem uns com os outros.

infraestrutura

Desafio

Empresa do setor financeiro, composta por 17 empresas e diversas filiais.

A empresa estava lutando com o Data Warehouse existente e buscava soluções mais escaláveis e eficazes para lidar com grande volume de dados de diferentes fontes. 
Além disso, a estratégia de crescimento da empresa concentrou-se no Big Data para envolver os clientes de novas maneiras e gerar demanda e receita de negócios.

solução

Infraestrutura movida para a nuvem e mudança no banco de dados utilizado.

A empresa contava com instâncias virtualizadas e banco de dados em MySQL mas se deparou com problemas de desempenho e na escalabilidade.
A infraestrutura foi migrada para o Amazon EC2 e o MySQL foi substituído pelo MongoDB, que forneceu o desempenho requerido.
Essas mudanças, juntamente com os recursos de réplica do MongoDB e a escalabilidade do Amazon EC2, forneceram a solução certa para a empresa.

impacto

Solução escalável, implantação fácil e maior confiabilidade e durabilidade.

  1. Menor custo em comparação com a execução de um data center interno.
  2. Diminuição do tempo de carga do banco de dados em toda a empresa de 1 dia para 30 minutos.
  3. Consultas no Data Warehouse respondidas em segundos, ao invés de horas.
  4. Usuários avançados gastam 30% mais tempo em análise de dados.

mobilidade

Empresa de manufatura que contava com ambiente de BI, mas não o utilizava com frequência pela dificuldade do acesso local e a demora nas atualizações dos dados. 

Os dados do ERP Protheus, provenientes de diversos setores, foram capturados, tratados e disponibilizados em um novo ambiente de BI utilizando a ferramenta Qlik Sense, que permitiu o acesso dos executivos e gerentes da empresa pelos seus próprios dispositivos (telefones, tablets e notebooks) de forma segura e controlada. 

O impacto gerado foi o aumento do número de acessos a plataforma, reduzindo o tempo de análise de dados que se tornou mais eficiente e, consequentemente, no tempo das aprovações resultando em entregas de pedidos mais rápidas.

Aumento no número dos acessos
90%
Redução no tempo das aprovações
70%
Redução no tempo de análise
60%
Redução do tempo de entrega dos pedidos
40%

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